Agora como linha 2020, XC90 tem exterior renovado e ganha sofisticação no acabamento interno
Fabricante sueca, a Volvo Cars, anunciou a nova geração do seu utilitário esportivo XC90, que passa a oferecer uma versão que ‘bebe menos combustível’, ampliando a estratégia de eletrificação da empresa.
A novidade é a chegada do sistema de recuperação de energia cinética a partir da frenagem, que trabalhará em conjunto com os novos motores de combustão interna da marca, criando assim um conjunto eletrificado, identificado com o selo “B”.
Segundo divulgado pela empresa, o novo powertrain eletrificado oferece até 15% de economia no consumo de combustível e na redução de emissões ao recuperar a energia cinética durante a frenagem.
A apresentação do XC90 com a identificação ‘B’ do motor reflete os investimentos da marca para oferecer uma gama completa de modelos eletrificados. Os modelos equipados com a configuração ‘B’ vão complementar a atual oferta do motor híbrido plug-in T8 no utilitário esportivo.
Novo visual
Por fora, o XC90 foi renovado de maneira sutil, com nova grade, rodas e novas opções de cores à escolha do cliente. Por dentro, o requinte permanece, com novos materiais de acabamento, compostos por uma nova mistura de lãs como alternativa ao couro.
Em 2015, o XC90 marcou o início da transformação global da marca, caracterizado pelos faróis Full LED estilo Martelo de Thor e utilização da moderna plataforma modular SPA (Scalable Product Architecture), que possibilitou a implementação de tecnologias então inéditas, sempre atualizadas desde o seu lançamento.
Um dos exemplos é o City Safety com frenagem automática, ainda hoje o único e mais avançado recurso de assistência a condução do mercado, que reconhece pedestres, ciclistas e animais de grande porte, inclusive a noite. O XC90 oferece também aos consumidores o sistema Oncoming Lane Mitigation, introduzido inicialmente no XC60, e já disponível no XC90, além do BLIS e da tecnologia Cross Traffic Alert.
O XC90 foi ainda o primeiro carro da marca a oferecer Apple Carplay e Android Auto. O sistema de infoentretenimento Sensus recebeu várias atualizações nos últimos anos e serviço integrado de streaming de música Spotify.
Como resultado, o SUV topo de linha da Volvo atingiu mais de 320 mil unidades vendidas em todo o mundo.
O modelo 2020 do XC90 entrará em produção em maio na fábrica de Torslanda, na Suécia.