Itens de série e preços finais ainda faltavam ser oficializados pela fabricante
Agora não há mais segredos quando o assunto é o novo Vokswagen Nivus, SUV de entrada da marca em nosso País. Em live dedicada à imprensa automotiva, a Volkswagen oficializou as informações que ainda eram segredo: versões, itens de série e preços.
Com isso, o VW Nivus chega em duas versões de acabamento, a Comfortline e Highline.
Na Comfortline o Nivus vem de série o Nivus traz de série em todas as configurações direção com assistência elétrica, seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina), auxílio de partida em rampa (Hill Hold Control), controle eletrônico de estabilidade (ESC) e de tração (ASR), faróis de LED com função ‘Coming & Leaving home’ e DRL em LED integrado, lanternas traseiras de LED, câmera de ré, volante multifuncional, ISOFIX e top tether para fixação de cadeirinha infantil, sensor de estacionamento traseiro (Park Pilot), freios a disco nas quatro rodas, espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis com função tiltdown no lado direito, saídas traseiras do ar-condicionado e USB para passageiros do banco traseiro, entre muitos outros equipamentos.
Como pacote de acessórios, o cliente poderá escolher apenas o VW Play & Tech, que trará a nova central multimídia VW Play, Controle adaptativo de velocidade e distância, sistema autônomode frenagem de emergência anti-colisão frontal e volante multifuncional em couro com “shift-paddles”.
Já a versão de topo Highline que chega completa, oferecendo apenas a cor como opcional, o nível de features impressiona, colocando o Nivus como referência em conteúdo. Ela traz de série o controle de cruzeiro adaptativo ACC (Adaptive Cruise Control), um item exclusivo nessa classe de veículo no Brasil. Também é equipado com sistemas de frenagem autônoma de emergência AEB (City Emergency Brake), Front Assist, Post Collision Brake, ar-condicionado com controle eletrônico de temperatura ‘Climatronic’, faróis de neblina em LED com função ‘Cornering Light’, revestimento dos bancos com revestimento sintético ‘Native’, rodas de liga leve de 17 polegadas, sensores de chuva e crepuscular, sensores de estacionamento traseiros e dianteiros (Park Pilot), detector de fadiga, sistema KESSY (acesso ao veículo sem o uso da chave e botão para partida do motor), entrada USB no console central dianteiro e novo volante multifuncional revestido em couro e com ‘shift-paddles’, o mesmo utilizado pelo Novo Golf na Alemanha.
Como pacote exclusivo de lançamento, o cliente poderá escolher o Launching Edition, por mais R$ 1.700 e trará teto pintado em preto; retrovisor, logos e rodas escurecidos, apliques externos em cor diferenciadas e cor especial de lançamento Vermelho Sunset ou Cinza Moonstone.
Não haverá uma versão exclusiva para o publicação PCD, mas na versão Comfortline, o preço com os devidos descontos será de R$ 72.346.
Design
A principal diferença no visual entre o Nivus e o T-Cross é que o SUV apresentado hoje aposta em um visual mais jovem e urbano e fugirá um pouco do “mais do mesmo” da Volkswagen.
O Nivus estreia design de SUV cupê, com dianteira com visual mais esportivo, faróis em LED e grade e capô com identidade própria. A traseira também é completamente nova e possui lanternas em posição elevada e que são unidas pelo centro. Outra novidade são as rodas de 17″ com desenho exclusivo.
Motorização
Como já era ventilado anteriormente, o Nivus chega ao mercado com um único esquema de powertrain: motor 1.0 200 TSI de 128 cv e 20,4 kgfm de torque e câmbio automático de seis marchas. Não haverá versões com trocas manuais.
A suspensão também foi totalmente desenvolvida para atender às necessidades dinâmicas do Nivus. E por entregar uma altura de crossover, ele acaba permitindo ao motorista assumir uma posição muito confortável ao volante. O Nivus é 27,5 mm mais alto que o Polo, sendo 10 mm da suspensão e mais 17,5 mm do conjunto roda/pneu. Dessa forma, o vão livre do solo do Nivus é maior que o do Polo, o que permite superar lombadas com maior facilidade. Destaque também no Nivus para as regulagens de altura do banco e de altura e profundidade da coluna de direção, proporcionando excelente posição de dirigir.
Segurança
A grande novidade é o controle de cruzeiro adaptativo ACC (Adaptive Cruise Control), que permite ao motorista determinar a velocidade que deseja trafegar e a distância que quer manter em relação ao veículo à frente. A partir destes parâmetros, o Nivus acelera e freia automaticamente em função do tráfego.
Atrelado ao ACC está o monitoramento frontal de veículos e o sistema de frenagem autônoma de emergência AEB (City Emergency Brake), que evita uma colisão frontal a até 50 km/h, freando automaticamente (sem qualquer interferência do motorista) o veículo ao identificar um risco iminente de acidente. Em velocidades superior, o sistema também atua com o propósito de evitar danos físicos maiores aos ocupantes.
Importante destacar que tanto no caso do ACC quanto do AEB, a responsabilidade pela segurança do veículo permanece com o motorista. Por isso, a atenção é fundamental. Caso o motorista demonstre sinais de cansaço, o Nivus dispara um alerta visual e sonoro no painel de instrumentos, por meio do Detector de Fadiga, após a análise de uma série de parâmetros, que o condutor pode estar cansado e que precisa, de repente, de um pit-stop para tomar um café e recuperar a atenção ao volante.
Outro recurso importantíssimo, e que está presente no Nivus, é o Post Collision Brake. Este sistema reconhece o primeiro impacto (frontal), aciona automaticamente o sistema de freios e evita colisões sequenciais.
Preços
Na versão de entrada Comfortline, o Nivus chega ao mercado por R$ 85.890 e, na de topo Highline, custará R$ 98.290. Os opcionais não foram contemplados nestes valores.