Saveiro G3 com preparação se aproxima dos 600 HP: acessórios internos e look preservado completam customização
Uma Saveiro preparada é um clássico dentro do cenário nacional da customização automotiva. Assim como alguns outros exemplares da Volks, o modelo é um “fan favourite” para os entusiastas da arte de alavancar a potência dos carros.
Sua estrutura original e a oferta de itens compatíveis com sua mecânica são dois dos fatores que ajudam a explicar essa predileção.
Aqui mesmo, nas páginas de Car Stereo, ao longo dos últimos anos, inúmeros foram os modelos destacados.
Em comum, grandes parte destes projetos prioriza – além de uma robusta e forte mecânica – a manutenção dos traços originais dos veículos.
De fato, uma inteligente maneira de chamar a atenção para que o de fato importa nesses projetos: o que há sob o capô.
O exemplar que ilustra esta reportagem, porém, tem algo a mais. Propriedade do empresário paulista Richard Nicolich, 28 anos, de Osasco, esta Saveiro G3 modelo 2000 é a concretização de um sonho que já perdura há mais de uma década.
“Muito antes de ter o meu primeiro carro, eu sempre sonhei em ter uma preparação extremamente forte.
Com o passar do tempo, já tive Corsa, Parati, Gol, mas nenhuma modificação chega perto do que fizemos nesta Saveiro”, conta, entusiasmado.
Vai ou não vai?
Richard rodou mais de 300 quilômetros até a cidade de Itapira, região de Mogi Mirim, no interior do Estado, atrás desta Saveiro G3, que estava à venda.
“Ela já era turbo, mas estava mal montada, então eu acabei vendendo ela logo depois”, lembra.
O arrependimento, porém, não demorou em bater. “Menos de um mês depois eu me arrependi, fui atrás do comprador e negociei para tê-la de volta.
Foi então que decidi que faria dela o grande projeto da minha vida”, conta.
Em conjunto
O serviço de preparação foi realizado por Robson Moretti, da Graxa Auto Center, sendo que os ajustes finais ficaram por conta da DNS Preparação.
O propulsor AP 1.9 recebeu pistões e bielas forjados Iapel. Uma turbina agora soma-se ao conjunto, trata-se de um modelo HX40. As velas são Iridium e os sensores PS10.
O cabeçote foi retrabalhado e é utilizado um comando 49g, compatível com o cabeçote. Com 1.8k de pressão, o dinamômetro aferiu 535 HP, mas com 2.8, ele seguramente passa dos 600 HP.
O bloco recebeu o’rings nos cilindros e o conjunto agora dispõe também de duas bombas de combustível da Mercedes e um auxiliar catch tank.
O reservatório de óleo é AG e ainda constam na receita mangueiras de silicone, dosador e bobinas independentes. A engrenagem do virabrequim é forjada e o sistema utiliza embreagem 1200 lbs.
A Fueltech assina tanto o sistema de monitoramento, por intermédio do wind band, quanto a injeção, modelo FT 500.
Escapamento de três polegadas, intercooler em inox e coletor Germani finalizam as modificações.
Further down
A suspensão é rebaixada na rosca e as rodas são de ferro, Eurovan T5, de 17”. O visual da Saveiro é impecável mantido conforme o original, exceção feita à utilização de lâmpadas de xénon nos faróis.
No interior, destaque para alguns itens funcionais, como direção hidráulica, conta-giros ODG e volante da Saveiro Surf, bem como para outros de conforto, tais como ar condicionado, bancos Recaro e sistema de áudio composto por DVD 2 DIN e kit duas vias Pioneer.
E aí? Quem encara?
Quem fez:
Graxa Auto Center
(11) 98158-3724/2620-4316
SDJ Car
(11) 95468-8171/95925-6694
Electric Solution
(11) 94783-9898
DNS Preparação
(11) 3655-2385
Ficha técnica
Saveiro G3 2000
Preparação
Motor AP 1.9
Pistão forjado Iapel
Bielas forjadas Iapel
O’ring no bloco
Alavanca de engate rápido
Prisioneiros
Turbina HX40
Engrenagem do vira forjada
Embreagem 1200 lb
Wind Band Fueltech
Injeção Fueltech FT 500
Polia de fase
Intercooler inox
Coletor Germani
Escapamento 3”
Bombas Mercedes
Catch Tank
Reservatório de óleo AG
Dosador
Bobinas independentes
Cabeçote retrabalhado
Comando 49g
Parte externa
Suspensão a rosca
Rodas 17” Eurovan
Xénon
Capota marítima
Protetor De caçamba
Parte interna
Ar condicionado
Direção hidráulica
Bancos Recaro
DVD Pioneer
Kit duas vias Pioneer
Conta-giros ODG
Volante da Saveiro Surf