Disponível no Fusion e no Edge, dispositivo monitora o comportamento do veículo e detecta se o condutor está distraído ou cochilando
Ter atenção ao volante é essencial para garantir a segurança no trânsito. Uma pesquisa realizada na Europa, mostrou que uma em cada três pessoas dormem menos do que deveriam. Ao volante, a sonolência após uma noite mal dormida pode reduzir a concentração e deixar as reações mais lentas, comparáveis às de um motorista que ingeriu bebida alcoólica. O cansaço também é a causa de um em cada cinco acidentes naquele continente, onde uma em cada cinco pessoas admite já ter adormecido ao dirigir.
Para evitar esse tipo de risco, a Ford oferece um recurso que alerta o motorista se ele apresentar sinais de sonolência ou cansaço: é o sistema de alerta de fadiga. Disponível no Fusion e no Edge. Com o auxílio de câmeras, ele avalia o nível de atenção do motorista pela movimentação do carro dentro da faixa de rodagem. Se o veículo sair da faixa com certa frequência, o sistema interpreta que ele está com fadiga e recomenda uma parada para descanso por um alerta no painel, mostrando a imagem de uma xícara de café, acompanhada de um aviso sonoro.
Outra tecnologia importante é o sistema de alerta de colisão com assistência de frenagem, oferecido também no Fusion e no Edge, que funciona por meio de radar e câmera em velocidades até 50 km/h. Ele dispara um alerta sonoro e visual ao detectar a possibilidade de colisão com um veículo à frente ao mesmo tempo em que pré-carrega os freios para uma resposta mais rápida. Se o motorista não realizar nenhuma ação, o veículo pode desacelerar e parar automaticamente. Já o sistema de detecção de pedestres oferecido no Fusion opera de modo semelhante, rastreando por radar e câmera a movimentação de pessoas à frente do veículo em velocidades de 3,6 km/h a 80 km/h.
O piloto automático adaptativo com “stop and go”, disponível no Fusion, é outra tecnologia semiautônoma que aumenta a segurança. Além de manter a velocidade programada do veículo, ele permite selecionar uma distância segura do carro à frente e, se o trânsito parar, é capaz de frear totalmente.