Parati 1989 cumpre jornada dupla e atua como meio de transporte do proprietário e garota-propaganda de loja de som no interior de São Paulo. Confira esta história!
Tiago Silva dos Santos, de 22 anos, é mais conhecido em sua cidade, Porto Ferreira, a 230 km da capital paulista, como Japão. Não apenas ele, mas também seu pai e irmão. “O pessoal começou chamando meu pai por esse apelido, mas a gente nem sabe bem o motivo, pois não temos traços orientais”, conta. Em vez de ficar intrigado com o apelido, ou mesmo chateado, Tiago resolveu virar o jogo a seu favor. “Aproveitei a popularidade e montei, com meu irmão, outro ‘Japão’, uma loja de som e acessórios na nossa cidade, a Japão Audio Car, há cinco anos. “Sempre gostei de som automotivo e já faço instalações desde os meus 15 anos”, conta Tiago, que hoje administra sozinho a loja.
Outra sacada de Tiago foi colocar à disposição de seus clientes um carro-show. “Quando o assunto é som automotivo, nada melhor do ouvir o resultado para se convencer da qualidade dos produtos e serviços”, explica Tiago. O automóvel “escalado” para o trabalho foi uma perua VW Parati CL 1989, adquirida em 2 010 e da qual Tiago é apenas o segundo dono. “Ela estava inteira quando a comprei, com baixa quilometragem e totalmente original”, conta.
Atualização
A originalidade da perua foi mantida na parte interna. Os bancos e forrações de portas foram refeitos com o mesmo tecido usado pela montadora. Para melhorar o conforto e a segurança, foram instalados kits de vidros e travas elétricas. Painel, teto e lateral de portas receberam tratamento acústico com manta Technoise.
Nas portas,Tiago acomodou os médios e crossovers de kit duas vias Audiophonic, da linha Club, modelo kc 6.3. Os tweeters foram instalados em uma base integrante do kit na parte posterior dos retrovisores, e direcionados para os ouvidos dos ocupantes. O gerador de som é um DVD Pioneer AVH-P4350. Nas laterais traseiras Tiago instalou um par de coaxiais também da linha Club.
No porta-malas, os instaladores da Japão Audio Car acomodaram uma caixa acústica dutada feita de madeira, com 80 litros para cada um dos dois subwoofers Audiophonic Club de 10” e 300 W RMS. Sobre ela, uma extensão do tampão abriga os dois amplificadores do sistema, um Club 800.1 para os subs, e um Club 800.4V2, para o kit estéreo. LED’s brancos fazem o acabamento dos falantes. Uma bateria de 90 Amperes fornece a energia necessária para o carro e o som. “O resultado foi um som com graves intensos e equilíbrio da reprodução”, avalia Tiago.
Por fora, a Parati foi rebaixada de leve com numa preparação da suspensão fixa. As rodas são réplicas de 17” da Saveiro Surf.
Tiago conta que a Parati, que exerce a dupla jornada de levar seu dono de casa para a loja, e trabalhar como cartão de visita da Japão Audio Car, cumpre bem sua missão. “No ano passado, quando a Parati foi para a oficina de pintura, nossas vendas caíram”, testemunha. Isso é que é funcionário exemplar!
Quem fez:
Japão Audio Car. Tel. (19) 3585-1270/ (19) 99515-6769 ou Facebook/japaoaudiocar
Ficha técnica
Parati CL 1989
Som
DVD player Pioneer AVH-4350
Kit duas vias Audiophonic Club
Coaxiais Audiophonic Club
Dous subs Audiophonic Club
Amplificadores Club 800.1 (mono) e 800.4v2 (4 canais)