O Volvo XC60 renovado foi apresentado durante o Salão de Genebra e já está com desembarque confirmado no Brasil
Apresentado ao mundo no Salão de Genebra, o novo modelo tem a missão de substituir o modelo original, que nos nove anos desde o seu lançamento se tornou o SUV de tamanho médio premium mais vendido na Europa, com quase um milhão de unidades vendidas globalmente.
Desde os faróis de LED até a grande dianteira, tudo foi inspirado no XC90, que também foi referência para o XC60 ganhar novas tecnologias de condução semiautônomas.
O interior também repete a sofisticação de seu irmão mais velho, com painel digital e uma gigantesca tela vertical sensível ao toque, agrupando praticamente todos os comandos – a única exceção está nos controles do som, posicionados logo abaixo.
Definido pela marca como um dos veículos mais seguros já produzidos, o XC60 vem recheado de itens de assistências de segurança ativa e passiva, como o Oncoming Laner Mitigation, que detecta a presença de outro veículo vindo em sentido contrário no lado do motorista, desviando a direção para evitar uma colisão frontal.
O novo XC60 será equipado com cinco opções de motorização, todas com câmbio automático de oito velocidades e tração integral. Dois dos motores são movidos a gasolina (família T), dois a diesel (família D) e há uma opção topo de linha da família de motores T, que é híbrida e conta com um motor elétrico adicional, que tem aproximadamente 407 cv, suficientes para fazê-lo ir de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos. Todos os motores a combustão são 2.0.
O modelo adota novo sistema de ar-condicionado de quatro zonas de climatização, co sistema CleanZone que remove os poluentes e partículas nocivas de fora da cabine para fornecer ar fresco escandinavo no interior.
Segundo a Volvo do Brasi, o novo XC60 deve chegar ao país no segundo semestre de 2017. Os preços ainda não estão confirmados, mas espera-se que a média seja entre R$ 240 mil e R$ 250 mil.