RX 450h e ES 300h combinam motores a combustão com elétricos e oferecem luxo aliado a eficiência, economia e desempenho
Fonte e Fotos: Divulgação / Lexus
A Lexus do Brasil anuncia a chegada da linha 2020 do SUV de luxo mais vendido do mundo, o RX 450h. O RX, único modelo que ainda não estava disponível na versão híbrida no Brasil, chega ao mercado para completar a estratégia da marca de oferecer um portfólio 100% eletrificado aos consumidores locais.
A marca traz também novidades em segurança e conectividade para o sedã ES, vendido por aqui em sua versão 300h desde o fim de 2018. Os modelos, que reúnem sofisticação e trazem, entre as novidades, o pacote Lexus Safety System, composto por itens de auxílio à condução que garantem mais proteção ao motorista e demais ocupantes do veículo, chegam as concessionárias a partir de março de 2020.
RX 450h
Disponível em duas versões, F-Sport e Luxury, o moderno RX 450h reforça os atributos da marca Lexus com um design refinado, aparência mais dinâmica, mais segurança para os ocupantes e uma experiência ao dirigir ainda mais prazerosa. Além disso, o SUV reafirma o compromisso da empresa de criar produtos com entusiasmo, emoção e paixão.
O RX 450h é equipado com um motor a combustão movido a gasolina de ciclo Atkinson, seis cilindros, 3.5L, combinado com dois propulsores elétricos (um dianteiro e outro traseiro), capaz de gerar 313 cv de potência graças ao sistema Hybrid Drive System, que oferece economia de combustível, desempenho na medida e baixo nível de emissões para um veículo desse porte.
Configuração e desempenho
O sistema LexusHybridDrive combina, no RX 450h, um potente motor a gasolina com outros dois elétricos. A configuração utilizada é um motor seis cilindros em V, de 3.5L com potência de 262 cv a 6.000 rpm e torque de 34,2 kgfm a 4.200 giros, e dois elétricos – um dianteiro de 167 cv e torque de 33,5 kgfm, e outro traseiro de 68 cv e 14,2 kgfm de torque -, que, combinados ao propulsor a combustão, rendem 313 cv de potência total.
Já a dirigibilidade do SUV conta com uma central de controle do sistema híbrido mais sofisticada, capaz de transmitir a sensação e a potência do motor a gasolina padrão. A bateria de níquel-metal-hidreto está estrategicamente instalada embaixo do assento traseiro, o que garante mais espaço no porta-malas.
Para aprimorar a experiência de condução, o RX 450h conta com transmissão Hybrid Transaxle. Esse tipo de transmissão proporciona aceleração mais linear, que reduz ou aumenta continuamente as marchas, de acordo com a demanda do motor, sem desperdiçar energia, contribuindo para a eficiência de combustível.
O RX 450h ainda vem equipadodo sistema de tração All-Wheel Drive, que direciona automaticamente a força para duas ou quatro rodas, conforme a necessidade do condutor, melhorando a tração em diferentes tipos de terreno.
Por dentro do RX 450h
O interior dos veículos Lexus seguem respeitando de forma fiel o compromisso da marca com os princípios da hospitalidade Omotenashi, tudo isso aliado à qualidade artesanal dos trabalhos dos Takumis, mestres artesãos da marca.
Na parte interna do Lexus RX 450h na versão Luxury, o banco do motorista e do passageiro dispõem de regulagem elétrica para 14 posições e memória para três perfis. Já na versão F-Sport, ambos os bancos contam com 10 posições de ajustes e memória para três perfis apenas para o motorista. No computador de bordo, com tela TFT colorida de 4,2″, o motorista conta com informações de consumo instantâneo, consumo médio, autonomia, velocidade média, temperatura externa, indicador de marcha, informações de áudio, entre outras.
Composto por sete alto-falantes, quatro tweeters e um subwoofer, o sistema multimídia da Lexus garante áudio com qualidade incomparável, compatível com CD, DVD player, Bluetooth, TV digital, espelhamento de celulares com Android Auto, Apple Carplay, tudo isso reunido numa tela LCD sensível ao toque de 12,3″ polegadas.
No quesito segurança, o RX 450h com 10 airbags, controle de tração e estabilidade, bem como assistente de partida em rampas. Completam o pacote o sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, sistema ISOFIX para fixação de assento infantil, dispositivo de alerta em caso de esquecimento de pessoa ou objeto no interior do veículo, além de câmera de ré para o RX 450h versão F-Sport e câmera 360º para a versão Luxury.
ES 300h
Disponível apenas na versão Luxury, o sedã da Lexus chega ainda mais moderno e reforça os já conhecidos atributos da marca, como uma experiência de dirigir mais prazerosa e mais segurança para os ocupantes. O modelo, equipado com um motor a gasolina de ciclo Atkinson com 2.5L, quatro cilindros, combinado com um propulsor elétrico mais compacto e potente, gera 217 cv.
Já a central de controle do sistema híbrido do ES 300h segue os dos demais modelos da marca, mais sofisticada e capaz de transmitir a sensação e a potência do motor a gasolina padrão. Ainda no quesito condução, o ES 300h também conta com a transmissão Hybrid Transaxle, que proporciona aceleração mais linear, que contribui para a eficiência de combustível.
Para finalizar, o ES 300h é equipado com o sistema de tração All-Wheel Drive, que direciona automaticamente a força para duas ou quatro rodas, conforme a necessidade do condutor, melhorando a tração em diferentes tipos de terreno.
Por Dentro do ES 300h
Sempre atenta aos mínimos detalhes, perceptíveis nos acabamentos internos revestidos de couro e madeira e nos bancos em couro natural premium, o ES 300h é um sedã capaz de conquistar até o mais detalhista consumidor.
Para isso, o banco do motorista dispõe de regulagem elétrica para 10 posições e oito para o passageiro da frente. O computador de bordo, com tela TFT colorida de 7″, dispõe de informações de condução, áudio, navegação GPS, indicação de mensagens de alerta, entre outras funções. O modelo conta com sistema multimídia com oito alto-falantes e quatro tweeters, compatível com CD, DVD player, Bluetooth, TV digital, espelhamento de celulares com Android Auto, Apple Carplay, tudo isso também reunido numa tela LCD de 12,3″.
No quesito segurança, o ES 300h conta com 10 airbags, controle de tração e estabilidade, bem como assistente de partida em rampas. Completam o pacote o sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, sistema ISOFIX para fixação de assento infantil, dispositivo de alerta em caso de esquecimento de pessoa ou objeto no interior do veículo, além de câmera de ré.
Configuração e desempenho
O sedã ES 300h é equipado com um propulsor quatro cilindros a gasolina de 2.5L com potência de 176 cv a 5.700 rpm e torque de 22,1 kgfm a 5.200 giros, e um elétrico que gera isoladamente 118 cv de potência e torque de 20,2 kgfm. Juntos, os dois motores rendem potência combinada de 217,5 cv.
Conectividade e segurança
Com o objetivo de aprimorar a experiência de conectividade dos clientes, a Lexus oferece os sistemas Android Auto e Apple CarPlay, tanto no RX 450h como no ES 300h 2020. Com interface simples e intuitiva, é possível espelhar os principais aplicativos de um smartphone e utilizá-los no painel do veículo. Entre eles, estão Google Maps, Waze, Spotify, Apple Music, WhatsApp, além das funções de ligação e mensagens de texto originais de cada sistema.
LSS (Lexus Safety System)
O RX 450h e ES 300h possuem tecnologias de segurança ativa para auxiliar os condutores. São elas:
• Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC): utiliza laser, radar, câmeras ou uma combinação desses sistemas para manter distância constante e segura em relação ao carro da frente. O sistema ainda diminui ou aumenta automaticamente a velocidade (acima de 40 km/h) de acordo com o tráfego.
• Assistente de Manutenção de Faixa (LDA): sistema entra automaticamente em ação e avisa o motorista com sinal sonoro ou vibração no volante para corrigir o curso sempre que ultrapassar as marcações da pista.
• Sistema de Colisão Frontal (Pre-Crash): suporte na prevenção de colisão e danos por meio de alertas sonoros. Se necessário, ativa automaticamente o sistema de frenagem (acima de 20 km/h).
• Farol Alto Automático (AHB): acende e apaga os faróis do veículo para evitar o ofuscamento do motorista à frente e na mão contrária, ajudando a garantir visibilidade ideal durante a condução noturna.
• Blind Spot Monitor: monitor de ponto cego que identifica veículos que estão fora do campo de visão do motorista e emite alertas por meio de aviso no retrovisor externo do veículo.
• Rear Cross Traffic Alert: dispositivo que emite aviso sonoro, informando o motorista sobre a presença de tráfego na traseira do veículo
Cores
As cores externas disponíveis para o RX 450h são: Cinza, Preto Grafite, Vermelho Coral, Azul Royal. As cores exclusivas da versão F-Sport são: Branco Super Nova e Azul Olímpio, enquanto a Luxury tem as cores exclusivas Branco Sônico e Marrom Ambar. Internamente, as opções de cores para a versão F-Sport são: Preto F-Sport; Preto e Branco F-Sport e Granada F-Sport. Para a versão Luxury: Preto, Caramelo, Creme e Bege.
Para o ES 300h as cores externas são: Branco Sonico, Cinza Mercurio, Prata Platinum, Cinza, Preto Grafite, Vermelho Coral, e Azul Royal.
As cores internas são: Preto, Caramelo e Bege.