Modelo alcança até 50 km/h e é dez vezes mais econômico que modelos tradicionais
A Hitech Electric, empresa de soluções em mobilidade urbana, apresenta o primeiro veículo autônomo desenvolvido no Brasil. Denominado “e.coTech4 Autônomo”, é movido à energia elétrica e possui capacidade para dois passageiros. O modelo alcança velocidade de até 50 km/h e tem autonomia de 100 km. Com design futurista, pode ser controlado de forma remota por meio de aplicativo de celular. Possui nível de automação 4 e detecta obstáculos numa distância máxima de 50 metros. A precisão de localização do veículo é de até 10 centímetros e o tempo de reação é de 100 milissegundos.
Para desenvolver o “e.coTech4 Autônomo”, a Hitech Electric definiu as especificações técnicas do veículo e as adequações físicas para implementação da tecnologia de direção autônoma. Teve ainda a parceria do Lume Robotics, projeto de inteligência robótica autônoma do Laboratório de Computação de Alto Desempenho da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). “O esforço da Hitech Electric para desenvolver o ‘e.coTech4 Autônomo’ concentrou-se no módulo de controle e hardware necessário para atuar nos comandos de direção, aceleração e frenagem”, explica Rodrigo Contin, CEO da Hitech Electric.
O “e.coTech4 Autônomo” foi apresentado nesta quinta-feira, 30 de janeiro, em Curitiba (PR), na sede da Positivo Tecnologia, parceira tecnológica da Hitech Electric. Inicialmente, o veículo autônomo está disponível apenas para o segmento corporativo. Pode ser alugado por empresas e utilizado para transporte de passageiros ou cargas em ambientes internos como pátios fabris, campi universitários, resorts ou clubes. Os contratos de locação são de 24 ou 36 meses. O projeto de adequação do sistema de mobilidade autônoma e a criação do protótipo do veículo da Hitech Electric duraram doze meses. O modelo é capaz de trafegar sem motorista por regiões devidamente mapeadas. Atende a todas as solicitações de transporte entre os pontos das localidades identificadas e não requer preparação especial da infraestrutura viária nem utilização de sistema global de posicionamento (GPS). Além disso, o sistema permite que a tecnologia seja embarcada em qualquer um dos outros veículos da Hitech Electric, inclusive os utilitários elétricos, perfeitos para o transporte de cargas e insumos dentro de plantas industriais.
Durante o trajeto, o sistema autônomo do veículo reconhece quase que instantaneamente obstáculos estáticos e móveis, como sarjetas, muros, postes, pedestres e outros veículos. Dessa forma, prioriza decisões de direção e balizamento, além de realizar as ações adequadas de acordo com o tipo de barreira encontrada. O veículo autônomo e elétrico é dez vezes mais econômico que o tradicional. Rodar 100 km com esse tipo de veículo custa, em média, R$ 4,50. O mesmo trajeto, quando realizado em cidades por um carro tradicional com motor 1.0 e abastecido com gasolina, pode custar R$ 45,00. O veículo pode ser carregado em qualquer tomada elétrica de 110 V ou 220 V, por meio de plugue de três pinos, no período de seis horas. Além disso, a manutenção do “e.coTech4 Autônomo” pode ser mais barata em função da baixa quantidade de peças móveis. “Somos pioneiros no mercado de mobilidade autônoma no Brasil. Temos certeza que estamos viabilizando uma solução sustentável, que agrega inovação, conforto, além de eficiência e economia”, completa Rodrigo Contin. Para informações adicionais sobre o primeiro veículo autônomo do Brasil movido à eletricidade, acesse www.hitech-e.com.br
Especificações técnicas do “e.coTech 4 Autônomo”
- Fabricante: Hitech Electric
- Parceiras de desenvolvimento: Positivo Tecnologia e Laboratório de Computação de Alto Desempenho da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).
- Modelo: e.coTech4 Autônomo
- Tipo: veículo compacto, com direção autônoma e movido à eletricidade
- Comprimento 2950 mm
- Largura 1380 mm
- Altura 1620 mm
- Distância ao solo 160 mm
- Peso: 460 kg
- Distância entre os eixos 2165 mm
- Freios: Sistema de freios a disco nas 4 rodas, sistema servo assistido
- Conjunto de suspensão: Macpherson, independente (dianteira) e balança por molas (traseira)
- Material da carcaça: painéis de polímero injetado: PP, PC e ABS
- Estrutura e material do chassi: perfil tubular, em aço
- Pintura: eletrostática (chassi), em estufa (painéis)
- Cores disponíveis: qualquer cor, basta selecionar na paleta: https://hitech-e.com.br/produto/e-cotech4/#personalize
- Vidros: dianteiro laminado, traseiro temperado
- Iluminação: faróis em LED de duplo estágio, com LED adicional de posição
- Mostradores de painel: velocímetro, nível e tensão de bateria, indicador de consumo de energia e luzes.
- Alerta sonoro: buzina
- Rodas: liga-leve
- Pneus: 155/70R13
- Motor Elétrico: Corrente Alternada (CA), assíncrono, 72V
- Velocidade Máxima: 50 km/h
- Potência: 6 KW
- Bateria 120Ah, sem manutenção, íon-Litio de 1800 ciclos
- Autonomia: 100 km
- Recarga: tomada bivolt 100V / 220V
- Tipo de plugue: modelo brasileiro de 3 pinos comuns (NBR 14136)
- Tempo de carga: 6 horas
- Bagageiros: porta-malas e bagageiro lateral
- Segurança: cinto de três pontos para os quatro passageiros e air bag frontal duplo
- Sonorização: som e mídia receiver com Bluetooth + Android
- Aquecimento: ar quente com opcional de ar condicionado
Especificações adicionais:
Sensor Box:
● Grau de Proteção IP65
● LiDAR de 16 ou 32 canais
● Câmera Full HD
● Unidade de Medição Inercial 9DOF
● GPS RTK
Drive-By-Wire:
● Chave de bloqueio do modo autônomo
● Botão de ativação/desativação do modo autônomo
● Botão de parada de emergência
● Controle de aceleração
● Controle de frenagem
● Controle de direção
● Controle de câmbio (drive/neutral/reverse)
● Controle de setas e pisca-alerta
● Controle de faróis
● Controle de buzina
● Controle de limpador de para-brisa
● Sensor de abertura de portas
Servidor de Processamento:
● Mapeamento de ocupação via fusão de dados dos sensores
● Mapeamento de refletividade via fusão de dados dos sensores
● Localização precisa em mapas de grade via sensoriamento a laser
● Planejamento de rota
● Planejamento de movimento
● Controle de movimento
● Detecção de obstáculos via fusão de dados dos sensores
● Detecção de pedestres via visão computacional
● Detecção do estado de semáforos via visão computacional
● Tratamento de obstáculos móveis
● Tratamento de obstáculos fixos
● Tratamento de limites de velocidade
● Tratamento de paradas obrigatórias
● Tratamento de semáforos
● Tratamento de faixas de pedestres
● Tratamento de lombadas (quebra-molas)
● Tratamento de cancelas
Aplicativo de Celular:
● Envio de solicitações de transporte ao veículo autônomo
● Monitoramento de solicitações de transporte
● Cancelamento de solicitações de transporte
Módulo de Monitoramento Remoto:
● Monitoramento de múltiplos veículos autônomos por telemetria