Gol Rallye rebaixado na fixa deixa concorrentes com sistema de suspensão a ar com a pulga atrás da orelha. “Será que ele é?”
A diversão do fotógrafo e técnico de logística Rodrigo Vieira Azevedo, conhecido no meio da customização automotiva como Digo Vieira, é deixar os “concorrentes” rebaixados com a pulga atrás da orelha.
“Será que é fixa ou a ar”, devem pensar ao ver seu Gol G4 Rallye 2008 praticamente colado ao piso. Digo, de 26 anos, sempre admirou carros baixos, desde criança, quando um tio dele já ostentava com um Fusca tirando pele do asfalto. “Sempre gostei desses modelos rallye para rebaixar”, conta ele, que tem no currículo uma Saveiro Cross, um Pajero TR4 e um Stilo. “Sempre na fixa”, conta orgulhoso.
Digo explica que não tem nada contra os sistemas de suspensão a ar e muito menos contra seus adeptos.
“Costumo viajar muito de carro e a suspensão fixa não dá tanto problema”, explica. “O que é mais engraçado é a cara das pessoas na rua quando me veem andando, muitos desacreditam pela altura e pensam que o carro tem suspensão a ar”, conta.
No estaleiro
Digo comprou este Gol Rallye 2008 há dois anos, quase original. Como era de se esperar, assim que adquiriu o Gol o fotógrafo o encostou na Garage 130, de Jundiaí, para o serviço na suspensão e as necessárias adaptações mecânicas. “O carro ficou sete meses na oficina até sair do jeito que eu queria”, conta Digo.
Por fora, o Gol G4 preserva o visual original, exceto pelas redondas, que foram substituídas por modelos de 18”, da Volcano, réplicas da versão Trackfield, calçadas com pneus 165/40, inclusive no estepe.
O motor 1.6 recebeu upgrades para ganhar mais fôlego, como filtro esportivo, coletor 4×1 e novo escape, além das adaptações como levantamento do motor e do agregado, para permitir que o carro rodasse baixo, mas com segurança e conforto. A parte de baixo do carro foi chapeada.
A nova suspensão, fixa, teve as molas dianteiras preparadas e amortecedores também preparados da Sector Parts. “O assoalho ficou a dois dedos do chão”, conta Digo, que costuma participar com seu Gol Rallye de encontros de modelos Volkswagen e também de rebaixados.
Cara preta
Por dentro, a customização inclui itens como difusores de ar da Saveiro Cross G6, painel de instrumentos azul e preto da Saveiro Surf G4 e pedaleiras e tapetes da linha de acessórios originais da montadora, a Volks Tech.
O sistema de áudio é comandado por um DVD player Pioneer de 2 din, instalado no painel. O estéreo é reproduzido por um kit duas vias Audiophonic, alimentado por um amplificador 4 canais da marca Boss.
Veja também
CHEVROLET PRISMA – SEM PRECONCEITOS COM SUSPENSÃO
FÃ DE GRAVES LEVA EQUIPAMENTOS DE UM PASSAT PARA UM FUSCA
Os graves ficam por conta de dois subwoofers de 12” Pioneer, conhecidos como “cara preta”, instalados em uma caixa selada que ocupa praticamente todo o porta-malas, essa alimentada por um amplificador 2KS Stetsom. “Meu gosto musical é bem variado, mas curto mesmo rap e hip-hop”, conta Digo.
Rallye SQN
“Meu estilo? Não sei o nome desse estilo, mas inclui carro original por fora, rodas maiores e carro muito baixo”, conta, frisando a palavra “muito”.
“O pessoal do meio costuma chamar esse estilo de “Chora boy”, que até virou um adesivo que os proprietários de carro baixo ‘na fixa’ colam no vidro para provocar os adeptos da suspensão a ar”, uma customização normalmente mais cara do que a fixa.
Car Stereo apurou que um bom sistema básico de suspensão a ar não sai por menos de R$ 2 mil, enquanto um sistema fixo também básico gira em torno de R$ 800.
“Sempre gostei desses modelos estilo rallye pra rebaixar. É um carro que ninguém mexe por ser mais alto. Mais aí é que está o charme, carro que era para ser mais alto, aí você pega e rebaixa muito ele. Rallye SQN!, brinca.
Quem fez:
Garage 130. www.facebook.com/Garage130/
Ken Som. Tel.(11) 2401-8854.
Sector Parts. WWW.sectorparts.com.br
Ficha técnica:
Gol G4 Rallye 2008
Customização
Suspensão fixa da Sector Parts
Rodas Volcano de 18” réplicas do modelo Trackfield
Acessórios Volks Parts
Som
DVD Pioneer
Amplificador mono Stetsom 2KS
Amplificador 4 canais Boss
Kit duas vias Audiophonic
2 subwoofers Pioneer de 12”