A impressora “Stratasys Infinite Build” instalada no Centro de Pesquisa da Ford nos Estados Unidos será utilizada na produção de peças para veículos de série, esportivos ou personalizados
A Ford está utilizando uma nova tecnologia de impressão 3D, a “Stratasys Infinite Build”, capaz de desenvolver componentes como “spoilers” (peça dianteira aerodinâmica) de absoluta perfeição para aplicação em seus futuros veículos de série e esportivos.
Por ser mais eficiente, acessível e ágil, o sistema pode revolucionar o desenvolvimento de protótipos de peças e componentes em baixa produção para teste nos veículos: tem capacidade de imprimir peças de praticamente qualquer forma ou comprimento.
A impressão 3D está se tornando mais eficiente e acessível e as empresas começam a utilizá-la em todo tipo de aplicação, desde a área aeroespacial à educação e medicina. O mercado global dessa nova tendência deve chegar a US$ 9,6 bilhões até 2020, segundo os especialistas da Global Industry Analists.
Uma das vantagens da impressão 3D na área automotiva é a produção de peças mais leves para aumentar a economia de combustível. Um spoiler impresso em 3D, por exemplo, chega a pesar menos de metade da peça de metal. A tecnologia também reduz os custos de produção de peças de baixo volume usadas em protótipos e carros de corrida. Além disso, a Ford poderia usar a impressão 3D para produzir acessórios e peças de acabamento personalizadas para os clientes.
A impressão 3D ainda não oferece a rapidez necessária para produção em alto volume, mas tem um custo mais eficiente para a fabricação de poucas unidades. Pelos métodos tradicionais, para desenvolver uma peça como um novo coletor de admissão, por exemplo, um engenheiro precisaria criar um modelo em computador e esperar meses até o ferramental do protótipo ser produzido. Com a impressão 3D, a Ford pode imprimir o mesmo componente em alguns dias e por um custo muito menor.