Com queda de 10% da mídia física, a novidade de streaming nos carros chega ao mercado norte-americano no final deste ano
A Ford vai lançar junto com o esportivo Expedition 2018 um sistema inédito que permite levar para o carro a programação ao vivo da TV a cabo ou por satélite.
A proposta é mudar a dinâmica de uma viagem familiar trazendo a experiência das TVs inteligentes para dentro do carro, com a possibilidade de ver shows, vídeos e eventos esportivos ao vivo, levando mais conforto aos passageiros.
O sistema de conectividade SYNC 3 do novo Expedition incorpora o software SlingPlayer, que permite aos passageiros se conectar via streaming ao sistema doméstico Slingbox para assistir e controlar o sinal de TV – é preciso que a residência disponha de sinal Wi-Fi. Outras fontes, como leitor de DVD, HDMI, USB e cartão SD, ou um smartphone Android com streaming Miracast, também podem ser ligadas ao equipamento. É possível ainda transmitir vídeo para os monitores usando o aplicativo SmartStream em aparelhos compatíveis iOS ou Android.
Os passageiros da terceira fileira tem conexão à rede por smartphone ou tablet, usando um aplicativo. O vídeo exibido em qualquer uma das duas telas pode ser visto em até três dispositivos móveis ao mesmo tempo. A entrada HDMI permite jogar videogames e as entradas USB também funcionam como ponto de carga para celulares.
O sistema inclui dois fones de ouvido sem fio, que podem ser emparelhados com qualquer uma das telas, além de entradas adicionais para os passageiros. Quando todos estão assistindo ao mesmo programa, há a opção de ouvir o som pelo sistema de áudio do veículo. O motorista e o passageiro da frente têm o controle do que é exibido nelas, por meio da tela do SYNC.
A mudança se dá através de um relatório da Nielsen, o consumo de música digital, tanto por download como via streaming, cresceu 15% no ano passado. Já as vendas de mídias físicas, incluindo CDs, caíram 10% – os discos de vinil, em alta, são a exceção. Com isso, a IHS Automotive projeta que 46% dos veículos vendidos na América do Norte não terão tocador de CD em 2021.
A novidade chega ao mercado norte-americano no final do ano, no veículo que é também equipado com duas telas de 8 polegadas instaladas nos encostos de cabeça dos bancos dianteiros e uma central Wi-Fi.