Audi A4 reúne ingredientes dos mais variados. Sistema de áudio é o carro-chefe da turma
É indiscutível que os modelos da Audi estão entre os prediletos dos customizadores. Características como uma motorização original mais forte, o design sofisticado e o generoso espaço interno – característica de boa parte dos modelos da marca e que amplia possibilidades de modificação – são alguns dos fatores que justificam essa predileção.
Não por outro motivo, Rodrigo Oliveira, 34 anos, adquiriu um modelo A4, versão 2004, com o intuito de transformar o bólido em seu carro de passeio. Acontece que alguns upgrades eram necessários para deixar a caranga dos momentos de lazer mais aconchegante, e foi este o motivo que o fez solicitar os serviços de um velho conhecido, Ricardo Ferraz de Oliveira, 29 anos, proprietário da Bless Sound. “Conheço muito bem o Rodrigo então fica mais fácil de entender o que o cliente quer, o que ele gosta e o que espera de um projeto”, garante o profissional.
Grave, muito grave!
Um das principais solicitações do cliente era a elaboração de um sistema de áudio carregado nos graves. Essa necessidade de reforçar a reprodução de instrumentos como contrabaixo e percussão fez com que Ricardo tivesse uma sagaz ideia: desenvolver caixas band-pass.
A caixa band-pass é composta por duas câmeras, uma que abriga o subwoofer e outra para reverberação, por meio da qual o som é então transmitido para o interior do veículo. No caso deste projeto, especificamente, as caixas possuem 35L cada e o sub em questão é um Bomber, da linha Bicho Papão, de 12”e 550WRMS.
Dois módulos de potência integram o sistema, dos quais apenas um é visível, o Falcon SW 1.600, mono, que trabalha com o subwoofer. O outro módulo, da mesma marca, um HS 400, fica escondido no bagageiro.
“Além da escolha (pela caixa band-pass) fundamentada em um critério técnico, a caixa também agrega ao projeto no aspecto visual”, explica o executor do sistema.
Dentro de uma das caixas foi colocado um boneco do ouriço Sonic, um famoso personagem dos videogames, extremamente popular nos anos 90. O motivo? A semelhança entre a cor do personagem e a do veículo, o que acabou por criar espontaneamente um apelido para o carro.
Conjunto de “responsa”
O sistema de áudio é capitaneado por um DVD retrátil Pioneer, modelo AVH 5480. Na cabine o som é reproduzido por um kit duas vias da Selenium, com bafles direcionados, enquanto os alto-falantes traseiros permanecem originais. Cabos RCA e de alimentação Technoise também constam no projeto.
Tudo azul
O Audi A4 recebeu nova vestimenta. Trata-se de um envelopamento completo na carroceria, na tonalidade azul da linha RS da montadora alemã.
O modelo também foi calçado com um novo conjunto de rodas: dois pares de exemplares Status de 20”, com tala de 8,5” na frente e 10” na traseira.
Para finalizar o veículo foi sensivelmente rebaixado, mas ainda opera por meio de um conjunto de suspensão de rosca, sistema montado pela Garagem do Pardal.
Não é à toa que os veículos da Audi estão entre os preferidos da tribo do tuning. Como dizia o antigo slogan de uma empresa: mil e uma utilidades!
Leia mais:
New Beetle para os seus olhos
Gol Rallye rebaixado na fixa deixa concorrentes com sistema de suspensão a ar com a pulga atrás da orelha
Quem fez:
Bless Sound. Tel. (11) 2389-8638
Som
DVD Pioneer AVH 5480
Kit duas vias Selenium
Subwoofer Bomber Bicho Papão 12”
Módulo Falcon SW 1.600
Módulo Falcon HS 400
Cabos Technoise
Parte externa
Envelopamento azul Audi RS
Rodas Status 20”
*Texto publicado na edição 191