Ao procurar pelos anúncios de carros para comprar, a maioria dos futuros compradores buscam por carros originais, sem grandes modificações, e na categoria dos seminovos, aqueles que ainda estão cobertos pela garantia de fábrica.
Mas tem aqueles motoristas mais ousados, que buscam modificações que personalizem suas máquinas e tornem os veículos completamente diferenciados dos demais modelos que estão disponíveis no mercado.
Se aventurar na personalização do carro não é algo tão simples, nem tudo que você pensa em mudar na aparência do veículo é permitido por lei. Por exemplo, nada impede o proprietário de rebaixar a suspensão ou trocar a cor original do carro, mas tudo isso demanda uma nova inspeção e aprovação do Detran para regularizar a documentação.
Se você é um desses motoristas que pensa em fazer alterações, mas ainda está na dúvida do que é permitido ou não por lei, vamos trazer aqui algumas informações importantes sobre as modificações e acessórios que podem ser instalados no carro, sem perder a garantia do veículo e sem contrariar a lei.
4 acessórios que não afetam a garantia do carro
Módulo de vidro elétrico
A automação dos vidros elétricos é um dos acessórios mais procurados fora da concessionária. A instalação quando o kit não vem de fábrica costuma ser bastante cara, mas como não altera as conexões elétricas e nem as características internas, não gera perda da garantia de fábrica do veículo.
Lâmpada super branca
Como esta lâmpada tem a certificação do Inmetro e o encaixe igual a utilizada originalmente, não oferece riscos para o veículo quando é trocada, assim não gera a perda da garantia e deixa o carro mais personalizado.
Central Multimídia
A central multimídia não altera as configurações originais e não oferece riscos elétricos, porém é preciso estar atento para possíveis alterações no painel para a instalação da tela de toque sensível.
Faróis de milha
Alguns modelos saem de fábrica com o suporte já instalado no para-choque do carro, porém os faróis podem ser instalados separadamente. A colocação é simples e desde que não haja nenhuma ruptura nos cabos de eletricidade, não oferece riscos de danificar o veículo na instalação.
Como personalizar o carro dentro da lei
O Ônix, assim como no resto do Brasil, é um dos carros mais vendidos e caiu no gosto dos clientes. Mas nem todos os proprietários querem manter seus carros da maneira original, como saiu de fábrica.
Muitas pessoas não se contentam somente com os opcionais que saem de fábrica ou podem ser instalados na loja. Alguns querem ir mais além e tornar o carro um modelo único, uma marca registrada quando circulam pelas ruas.
Algumas das alterações de características mais comuns são: rebaixar a suspensão, alteração de cor original e plotagem da lataria. Mas, todos esses procedimentos necessitam de uma inspeção e autorização de circulação por parte do Detran, porém é possível sim fazer essas modificações.
Se você pensa em fazer essas alterações de características, vamos explicar um pouco mais sobre cada uma delas:
Rebaixar a suspensão
O sistema de suspensão serve justamente para absorver os impactos do solo com o veículo enquanto o carro está em movimento. Portanto, as configurações de fábrica são as ideais para conservar a vida útil das peças e evitar desgastes excessivos.
A altura compromete a instabilidade, porém muito apaixonados por carros modificados fazem essa alteração. Baixam a suspensão e aproximam o chassi do carro o máximo possível. Isso pode ser feito cortando parte das molas e diminuindo o tamanho dos amortecedores, deixando assim o carro mais baixo.
As resoluções número 291 e 292 do Código Nacional de Trânsito tratam desse tema polêmico. As modificações precisam passar pela inspeção e aprovação do Detran da sua cidade para que um novo documento do carro seja emitido.
Com as alterações regularizadas o carro não pode ser multado. Mas lembre-se, com o carro mais baixo evite altas velocidades!
Alteração de cor original
Todas as mudanças que alteram as características originais do veículo precisam ser aprovadas pelo Detran. A cor é uma delas, e não foge à regra, é preciso passar por uma inspeção para que as novas características sejam inseridas na documentação.
Se 50% ou mais da área total do veículo, exceto vidros e chassi, estiverem sua cor original alterada é preciso emitir essa nova documentação e regularizar as características do carro. Durante a inspeção junto ao Detran, algumas cores podem ser barradas e a documentação pode não ser expedida. No caso da plotagem ou envelopamento da lataria do carro, segue a mesma regra que para a alteração da cor original.
5 acessórios veiculares que estão em alta
Kit de estacionamento
Este item tem sido bastante requisitado pelos motoristas pois ajuda muito na hora do estacionamento. O kit consiste no sensor de estacionamento e na câmera de ré. Os mais completos têm sensores frontais e de traseira que podem ser instalados em qualquer veículo, inclusive naquele Chevrolet Prisma antigo.
Central multimídia
Este acessório é muito desejado pela maioria dos proprietários de veículos. Seja os sistemas mais simples até os mais dotados de tecnologia, todos querem ter uma central de multimídia instalada em seu carro.
A experiência de conectar o smartphone ao controle central do carro que ajuda na interação entre o motorista e o veículo é a que mais atraí os clientes. Alguns modelos já oferecem esse acessório, dos mais modernos, em versões exclusivas e mais luxuosas. Porém, fora da concessionária esse sistema também pode ser instalado.
Rastreador automotivo
Esse acessório não é disponibilizado como opcional de fábrica, por isso deve ser instalado posteriormente pelo cliente. Atualmente, a instalação deste item tem se tornado comum, principalmente pela violência crescente que vivemos no Brasil.
A função principal é a segurança. O proprietário pode monitorar o veículo a partir do smartphone ou a partir da seguradora. Fora do veículo, o motorista pode saber onde o carro está a cada momento.
Gostou desse artigo sobre os acessórios que podem ser instalados no carro? Então que tal compartilhar esse texto com os seus amigos através das ruas redes sociais! Afinal, quem não quer circular pelas ruas com um carro mais personalizado!