Corsa GSi recebe companhia de modelo Wind. Competição pra ver quem cola mais no asfalto? Nada disso! Proprietários fazem parte de mesmo grupo de aficionados por carros extremamente baixos
Não podemos nos referir a essa prática como uma febre, até porque ela já foi popularizada há algum tempo, mas carros rebaixados estão mais na moda do que nunca! Uma das atividades pioneiras dentro do universo da customização, o rebaixamento da suspensão evoluiu bastante.
Do fim dos anos 1990 para cá, além de se tornar uma prática legal junto aos órgãos reguladores de trânsito, o rebaixamento se aperfeiçoou demais: as modalidades fixa e de rosca, agora sofrem a concorrência pesada dos sistemas a ar.
Isso porque os kits de suspensão a ar evoluíram demais nos últimos anos, e hoje são bem mais duráveis e acessíveis do que há 10 anos.
Como resultado desta evolução, vemos cada vez mais, em ruas e oficinas, veículos socados no chão com kits de suspensão a ar.
Um belo exemplo dessa ascensão dos kits a ar está implementado neste Corsa GSi 1995, propriedade do mecânico paulista Carlos Leonardo dos Santos. A versão esportiva daquela época do Corsa abusa do rebaixamento e do visual esportivo.
Nossa equipe se dirigiu à Praça Charles Muller, em frente ao estádio do Pacaembu, zona oeste da cidade de São Paulo, para fotografá-lo.
Chegando lá, nos deparamos não apenas com o Corsa do Léo, como também com outro modelo Corsa igualmente grudado no chão, para nossa surpresa.
Para nossa sorte, e felicidade dos proprietários, ambos os modelos ganharam destaque nesta edição. E os detalhes dessa história você acompanha a partir de agora, nesta reportagem…
GSi VERMELHO
O mecânico paulista Carlos Leonardo dos Santos, de 31 anos, trabalha há mais de 15 anos neste segmento. Para quem é apaixonado por carro, não importa se é horário de trabalho ou de descanso.
Importa mesmo é estar o tempo inteiro trabalhando em algum carro. Se não for de cliente, que seja no seu próprio.
Assumido admirador de veículos rebaixados, Léo, como é chamado, adquiriu este Corsa GSi 1995 1.6, de 16 válvulas, há dois anos. “Queria montar um carro baixo, que fosse bonito esteticamente, mas também funcional pra usar no dia a dia e em viagens”, afirma.
Stupid Low
Membro do Stupid Low – um grupo de aficionados por rebaixamentos que se encontra semanalmente para fomentar a atividade, e que conta atualmente com mais de 30 membros – Léo procurou os serviços da oficina especializada Stance Customs. Lá, adotou um kit de suspensão a ar Tebão.
No porta-malas, estilo hardline, foram acomodados compressor, relógio e o cilindro. “Ela é extremamente silenciosa”, elogia o proprietário.
A suspensão, que funciona de maneira independente na dianteira e na traseira, possui tubulação de cobre, o que confere um look mais sofisticado ao conjunto. O acabamento no porta-malas é feito todo em madeira.
Para acompanhar a nova altura, foram utilizadas rodas de 15” da Gisa, côncavas, com tala 8”. O perfil dos pneus é 185×45.
Detalhes
Por fora, a coloração vermelha “bach” foi mantida. “O carro já estava com essa cor quando eu comprei e achei interessante o suficiente para mantê-la”, recorda Léo.
Outros detalhes ficam por conta de faróis com máscara negra e fundo amarelo, e os faróis de milha pintados.
Lá dentro, além dos componentes da suspensão, chama a atenção um sistema de áudio básico, capitaneado por um player Pósitron – com DVD retrátil – e que dispõe de falantes originais nas portas e par de 6”x9” no tampão traseiro.
Outro detalhe é a iluminação de conveniência do painel, personalizada pelo profissional Thiago Vaz, um especialista em customização de painéis.
WIND 1994 AZUL
Amigo de Léo, Victor Nahor, paulistano de 23 anos, recebeu uma ligação de seu colega às vésperas do ensaio fotográfico.
“Ele pediu para que eu o acompanhasse até o Estádio do Pacaembu, mas não entrou em detalhes sobre o que iria acontecer lá. Eu pensava que ele iria trocar de rodas, ou mesmo de carro”, explica.
Chegando lá, o jovem se deparou com a equipe da Revista Car Stereo e com a oportunidade de ver o seu Corsa Wind 1994 nas páginas da revista. “Imagina minha felicidade ao saber que meu carro iria sair na revista”, afirma o jovem.
Aficionado por modelos rebaixados desde criança, Victor também é um membro do grupo Stupid Low e, assim como o amigo Léo, colou seu Corsa no asfalto por intermédio de um sistema de suspensão a ar.
“Na traseira foi feita a ponta de eixo, além de outras modificações necessárias como corte de longarina, retrabalho da bandeja e levantamento do motor, além de utilizar um amortecedor menor”, detalha o jovem, sobre o trabalho que também foi feito pela oficina Stance Customs.
“Eu queria agradecer também o pessoal da oficina RP 21, de Pirituba. Eles são parceiros que sempre me ajudam em todos os carros que levo pra lá”, afirma.
Pra quem saiu de casa sem saber como o dia iria terminar, nada mau: Corsinha Wind 94 rebaixado agora está pronto para ganhar as bancas de jornais e dominar as redes sociais. Isso é que é amigo, não?
Quem fez:
Stance Customs. Tel. (11) 94745-9265.
Thiago Vaz. Tel. (11) 96493-8406.
Ficha técnica
Corsa GSi 1995
Parte externa
Pintura vermelho “bach”
Farol com máscara negra
Faróis de milha pintados
Rodas de 15” Gisa
Spoilers laterais originais
Pneus 185×45”
Parte interna
Painel personalizado
Mecânica
Kit de suspensão a ar Tebão
Porta-mala hardline
Módulo Fuel Tech
Ficha técnica
Corsa Wind 1994
Mecânica
Suspensão a ar
Ponta de eixo na traseira
Corte de longarina
Bandeja retrabalhada
Motor levantado
Novos amortecedores