Texto: Ademir Pernias
Fotos: Ricardo Kruppa
No início da década de 1970, a Ford deu início à produção no Brasil de uma versão mais sofisticada do Galaxie, um modelo de porte avantajado, com 5,3 metros de comprimento, 2 metros de largura e 3,02 metros de entre-eixos. O LTD Landau, que depois passaria a ser simplesmente Landau, na versão topo de linha, se destacava por itens como calotas raiadas, revestimento da capota em vinil corrugado, material aveludado por dentro e bancos com revestimento de couro ou cetim. O motor, canadense, tinha cilindrada de 302 pol3 e oferecia 199 cv de potência.
Desde seu lançamento até o encerramento da produção, em 1983, foram mais de 77 mil unidades vendidas. E o carro, conhecido por ser o modelo “oficial” das autoridades públicas e dos altos executivos de negócios, deixou saudades entre os consumidores brasileiros adeptos de luxo, sofisticação e, por que não dizer, ostentação.
A introdução acima é para dar ao leitor mais jovem uma noção da importância do modelo desta reportagem na história da indústria automobilística nacional, um Landau 1977 Série Prata. O exemplar foi um presente do pai ao empresário Carlos Eduardo Braz de Oliveira, de 33 anos, há 18. Ou seja, quando ele tinha 15 anos! E está na família já há duas décadas. É o que se pode chamar de “carro de família”.
Desde que ganhou o carro, Carlos Eduardo vem trabalhando em sua restauração. O upgrade mecânico, que envolveu preparação de cabeçotes e troca do carburador por um Holley 600, entre outros itens, elevou a potência para cerca de 320 cavalos. As rodas originais de 16” deram lugar a redondas “gigantes”, de 22”, o que obrigou o empresário a alargar a caixa de rodas dianteira. A suspensão dianteira foi encurtada. A pintura e o teto revestido de vinil também receberam cuidados, embora não estivessem em mau estado.
Papo de estouro!
Passada essa fase, Carlos Eduardo viu que chegara a hora de dar ao seu Landau um caráter, digamos, festeiro. E tratou de dar à “barca” um sistema de entretenimento que pudesse ser usado tanto na casa de praia quanto ser aproveitado por seu filho Caio, de 10 anos. Fã de música sertaneja, MPB e forró universitário, o empresário levou o carro aos seus instaladores fiéis, o pessoal da Impacto Áudio, de Diadema, que já havia trabalhado com ele em outras empreitadas (inclusive no Chrysler 300C exibido na edição anterior de Car Stereo).
A missão coube ao instalador Armando dos Santos Chagas Junior, sócio da Impacto Audio, que tratou de dar à “banheira” um projeto à altura (e ao comprimento e largura!). Na cabine, cuja restauração ficou para uma segunda fase, Armando colocou no comando um CD player Pioneer DEH-8580.Toda a fiação foi refeita dada a idade do carro, quase um quarentão.
O estéreo é reproduzido por um kit duas vias Focal de 6,5” da linha Performance, com os médios acomodados nas portas, em caixas de madeira e fibra, direcionadas aos ouvintes. Os tweeters foram parar sobre o painel, igualmente direcionados aos ocupantes. Na traseira, o tampão recebeu um par de coaxiais de 6×9”, também da marca francesa Focal.
O porta-malas avantajado foi inteiramente desmontado e preparado com revestimento de manta asfáltica para receber a parafernália do sistema. Na parede atrás dos bancos foi acomodada uma caixa acústica unicameral, com um duto tipo régua. Nesta caixa tocam três subwoofers JL Audio W1 de 8”,com os conjuntos magnéticos à mostra através da tampa de acrílico da caixa, iluminada por LED’s RGB, que mudam de cor e intensidade de acordo com o gosto do freguês, por meio de um controle remoto. Essa caixa reproduz graves com intensidade mais profunda, para o sistema interno. Uma chave liga/desliga no painel controla o funcionamento desses subs, que podem ser desativados quando o som para fora é acionado.
Rindo à toa!
Nas laterais do compartimento foram acomodadas duas caixas dutadas de 60 litros cada, onde tocam dois subwoofers de 15” também da JL Audio, modelo WO 15, que reproduzem frequências não tão baixas quanto as dos subs de 8”. Acoplado à caixa com os três subs está um rack que abriga os três amplificadores do sistema, todos da marca DAT. Dois modelos DAT 1.000 se encarregam dos subwoofers e um DAT 4.100, de 4 canais, trabalha para alimentar os kits duas vias e os coaxiais.
No assoalho, outra peça tem um nicho rebaixado para acomodar um console de videogame Playstation 3, ao lado do par de controles do equipamento. Na tampa do porta-malas foi fixada uma base de madeira que sustenta uma TV de 32”, com conversor de voltagem de 12 V para 110 V. Um módulo de TV digital fornece o sinal para a tela. Sobre a TV, na tampa do compartimento, quatro falantes coaxiais garantem uma reprodução com frequências equilibradas com o som para fora em funcionamento. Uma fonte automotiva proporciona horas de entretenimento.
O Landau, herdado por Carlos Eduardo do pai, agora serve também de diversão e fonte de alegria para o pequeno Caio. E não é que a banheira tem mesmo a vocação de carro de família?
Veja o vídeo dele aqui!
Quem fez?
Impacto Áudio. Tel. (11) 2311-9666.
Ficha técnica
Ford Landau 1977 Série Prata
SOM
CD player Pioneer DEH-8580
Kit 2 vias Focal linha Performance
Alto-falantes coaxiais 6×9” Focal
Coaxiais DAT
Amplificadores DAT (um DAT 4.100 e dois DAT 1.000)
Três subwofers JL Audio W1 de 8”
Dois subwoofers JL Audio de 15” WO 15
Videogame Playstation 3
TV Philco de 32”
CUSTOMIZAÇÃO
Rodas de 22”