Texto: Ademir Pernias
Fotos: André Benetta/Divulgação
Durante toda sua vida, até agora, o empresário catarinense Ivo Güths, 62 anos, dono há 40 da Casa dos Radiadores Güths, de Jaraguá do Sul (SC), foi proprietário de 14 exemplares de Fusca. A “coleção” começou com um modelo 1963 e os mais “novos” foram duas versões “Itamar”. Ivo trocava os carros, mas sempre os mantinha originais. Até que, “para tirar onda”, como ele mesmo diz, resolveu que era chegada a hora de partir para a customização de um dos carros mais populares do Brasil. Dito e feito!
Tudo começou quando Ivo adquiriu de um cliente um jogo de rodas BBS de 18”, que calçavam um Mustang. E a coisa foi tão longe que o Fusca 1979, originalmente da cor azul “calcinha”, recebeu itens como ar-condicionado e pintura camaleão. Além, claro, de um sistema de som para que a “onda” tivesse a trilha sonora perfeita.
Ivo se encarregou pessoalmente de coordenar a customização do seu Fusca. “Instalei o ar-condicionado e o sistema de freios a disco em minha própria oficina e me encarregava de desmontar as peças que seriam trabalhadas por outros profissionais”, explica.
As rodas que deflagraram o processo de customização foram calçadas com pneus 235/50/18 na traseira e 215/50/18 na frente. A suspensão recebeu amortecedores de Chevette na dianteira. A pintura, como já dito, foi feita a partir da coloração verde do Vectra 1994, com pigmentos de alumínio que conferem ao carro a coloração verde e roxa, com seus subtons, de acordo com a incidência da luz solar.
As luzes de pisca saíram dos para-lamas, que foram alisados, e foram para os para-choques, originais da versão mexicana do Fusca. Os retrovisores externos são mais modernos, e foram “doados” por um Honda Fit. As lanternas traseiras, também moderninhas, vieram de um New Beetle.
Uma bolha na tampa do motor foi a solução encontrada por Ivo para não manter o compartimento aberto, já que o compressor do sistema de ar-condicionado extrapola o espaço no cofre do motor. O propulsor original 1.6 recebeu um kit de injeção e funciona a gasolina. O alternador com maior amperagem, da Kombi, e uma bateria de 90 Ampères completam o arsenal.
Na cabine
Em seu interior, as mudanças começaram com a substituição dos bancos originais por assentos do Chevrolet Astra. Esses foram revestidos com couro nas tonalidades vinho e creme, mesmos padrões de revestimento de laterais de portas, volante e painel. O serviço de tapeçaria foi confiado por Ivo à Estofaria Gaúcho, tradicional no ramo em Jaraguá do Sul. Instrumentos de medição de temperatura e de pressão do óleo foram incluídos no espartano painel, bem como um relógio do Ford Fusion.
Tira o banco
Os leitores mais antigos da Car Stereo provavelmente conhecem a Som Mendonça. Durante anos seu proprietário, Oscar Mendonça, foi colaborador da revista tanto com os sistemas de qualidade que montava para seus clientes como com os passo-a-passo que ensinavam as práticas do som automotivo. Pois foi exatamente a Som Mendonça, também localizada em Jaraguá do Sul, a loja procurada por Ivo para instalar o som em seu Fusca “tunado”.
Oscar Mendonça, que agora se dedica a projetos náuticos na vizinha Balneário Camboriú, transferiu a responsabilidade da loja da família a seu filho, André Luiz Mendonça, 34 anos, que agora dirige a loja. Especializada em projetos de qualidade de áudio desde 1988, a Som Mendonça fez o serviço com equipamentos levados pelo próprio Ivo. “Ele já chegou pedindo para tirarmos o encosto do banco traseiro, porque ele queria que o sistema aparecesse”, conta André.
No painel, no espaço original para o rádio, André acomodou um DVD player de 1 din com tela retrátil da Napoli. Nas portas, o estéreo é reproduzido por um par de alto-falantes triaxiais de 6” da Pioneer. No espaço obtido com a retirada do encosto do banco traseiro mais o “chiqueirinho” (compartimento existente na traseira do modelo, para transportar pequenos objetos, mas que, no passado, servia até para transportar crianças), André instalou a maior parte da parafernália de som.
André montou um painel de MDF, com acabamento em massa plástica e revestido com o mesmo material dos bancos, e ali fixou dois pares de alto-falantes triaxiais 6×9”, também da Pioneer. No centro deste painel, foi acomodada uma caixa dutada de 37 litros para um subwoofer Bravox Premium de 12”. Dois amplificadores Boss de 4 canais alimentam todo o sistema. A instalação foi feita com cabos Shok Industries. “O resultado chama atenção visualmente e também pelo volume, mas obviamente não é um projeto de alta fidelidade sonora”, diz André.
O porta-malas, localizado na parte frontal do Fusca, foi revestido de couro e recebeu uma peça decorativa em acrílico, no formato de um Fusquinha estilizado, que acende quando o som é ligado.
Ivo disse que utiliza o carro para exposições e também para alguns passeios pela região. “Quando quero tirar uma onda, vou com ele até Balneário Camboriú”, conta. Com certeza não irão faltar olhos curiosos para o primeiro Fusca tunado de Ivo Güths!
Quem fez:
Som Mendonça. Tel.(47) 3371-4624 / www.mendonca.com.br
Ficha técnica
Fusca 1979
SOM
DVD player Napoli
Amplificadores Boss 4 canais
Alto-falantes de 6” triaxiais Pioneer
Alto-falantes de 6×9” triaxiais Pioneer
Subwoofer Bravox Premiun de 12”
Cabos Shok Industries
Customização
Rodas BBS de 18”