Conversível da marca VW estreia no BGT com redondas de duas peças 

Texto: Ademir Pernias
Fotos: Michel Fernandes

VW EOS 

Uma coisa é ver uma bela roda na vitrine de uma loja. Outra, bem diferente, é ver essa mesma roda instalada em um automóvel diferente, com atributos capazes de fazer qualquer um virar o pescoço para admirá-lo. “A compra e customização de um carro foram idealizadas para aproximar a fábrica do público, levando ainda mais a marca à vivência do mundo dos nossos consumidores”, explica Sidinei Colodetti Cristo, CEO da Volcano, fabricante de rodas no interior de São Paulo.

O carro em questão é um modelo pouco comum por aqui, mas de uma marca bastante conhecida e admirada pelo público brasileiro, um conversível Volkswagen EOS. “Precisava ser um Volkswagen para ter acesso à maioria dos eventos nacionais. O carro foi escolhido exatamente pela sua exclusividade e raridade no país, pois o público se identifica muito com isso. Qualquer customização visa a fazer de algo comum uma coisa exclusiva, então, foi pensado em fazer algo nunca feito e a escolha do carro era primordial para este objetivo”, diz Sidinei.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O modelo virou carro-show da marca de rodas e hoje é dirigido por Sidinei Cristo. O VW EOS foi apresentado no BGT 9 de 2017 (um dos mais importantes encontros de modelos da família VW, que acontece anualmente em Águas de Lindoia, no interior de São Paulo). “Ele foi preparado com o intuito de ser o car show da marca e trazer o lançamento das rodas Volcano VLCN1 de duas peças”, conta Sidinei. Segundo ele, o carro passará a visitar os maiores e melhores eventos de carros modificações do Brasil e possivelmente do exterior também, para que todos conheçam o projeto.

Um dos principais itens do projeto de customização do VW EOS é o jogo de rodas. “Trata-se do lançamento das rodas duas peças no Brasil. É a primeira roda em alumínio a ser produzida como duas peças, ambas provenientes de processo de fundição. A Volcano trouxe esta inovação e depositou patente sobre as rodas multipeças no país”, conta o diretor da empresa.

A Volcano começa com duas linhas para as rodas multipeças. A linha VLCN terá modelos com design próprio da marca – o modelo VLCN1, que equipa o VW EOS, já está em produção e comercialização. “Hoje a linha VLCN possui a medida 18×8″, já a segunda linha, denominada de linha Clássica, trará os modelos de núcleos da Snowflakes, Euro e Wolfsburg. Tem possibilidades de montagens diferentes que alteram o visual e também o offset das rodas e possuem as dimensões 17×7″ e 18×8″”, conta Sidinei.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Repaginação completa

Para fazer jus à categoria de carro-show, o conversível passou por um “banho de loja”. A lista de modificações estéticas inclui películas escuras nos faróis, faróis de neblina, lanternas e brake light; películas laranja nas setas dos retrovisores, envelopamento em preto brilhante dos itens cromados externos do carro, como bocão do para-choque dianteiro e friso na região da capota quando aberta; pintura em preto fosco dos emblemas VW do carro e dos frisos nos faróis de neblina dianteiros.

Na parte interna, foi providenciado o envelopamento de itens no painel em preto brilhante, que eram da cor prata, e foram mantidos apenas os detalhes em aço escovado. Também foi feita a troca do couro que reveste algumas peças plásticas de acabamento, inclusive itens do teto conversível. Os bancos receberam novos revestimentos em couro, bem como os forros de portas, apoio de braço, coifa de câmbio e manopla de freio de mão, que mudaram da cor preta para a tonalidade terracota. O volante recebeu nova forração de couro preto, porém com costuras na mesma cor das costuras dos bancos.

 

 

 

 

 

 

 

 

Roda baixo!

Agora o conversível roda baixinho com o novo sistema de suspensão a ar completo da Air Llft, com gerenciador modelo 3P, cilindro em alumínio polido da própria Air Lift, bolsas traseiras gomadas e dianteiras completas com torre com regulagem de pressão de retorno. O porta-malas foi customizado com a utilização de roda estética e hard line da suspensão a ar. O acabamento utilizou acrílico e iluminação em LED. O console central também foi customizado para receber o controlador da suspensão a ar. Foi instalada ainda uma válvula de alívio especial da turbina.

A cereja do bolo, como não poderia deixar de ser, são as exclusivas rodas Volcano VLCN1 (aro 18″, tala 8″, offset 34 mm) fabricadas em duas peças com acabamento diamantado nas bordas e núcleo em bronze fosco. As redondas são revestidas por pneus Achilles modelo ATR Sport, nas medidas 215/35 R18.

“O som foi mantido o original do carro, mas em breve virá um projeto para melhoria e atualização dos seus componentes”, conta Sidinei.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pioneira em talas menores

A Volcano está há sete anos no mercado. A empresa iniciou sua trajetória na cidade de Santa Bárbara d’Oeste e hoje possui um prédio próprio na cidade de Nova Odessa, ambas no interior de São Paulo. A empresa surgiu da iniciativa do seu diretor, Sidinei Colodetti Cristo, em unir suas paixões por carros e por metalurgia. Segundo Sidinei, a Volcano foi a pioneira em trazer rodas com talas menores para facilitar as montagens em carros mais rebaixados. “A marca atua dos aros 15″ ao 22″, com foco na produção de modelos solicitados pelo público, mantendo assim grande proximidade a ele”, conta o diretor. Ele diz que a Volcano cumpre todas as exigências do Inmetro e é certificada ISO 9001.

Em 2017, a empresa iniciou o fornecimento de rodas desenvolvidas pela Renault para venda em suas concessionárias de toda a America Latina, ou seja, a Volcano também é OEM. Muito atuante nas redes sociais, a marca alimenta este mundo do estilo de vida de carros modificados e cada vez mais pretende continuar neste caminho.

Sidinei conta que este VW EOS não é o primeiro carro-show da marca. “O primeiro carro montado pela Volcano foi o Renault Megane RS apresentado no Salão do Automóvel de 2016, porém por se tratar de um carro cedido pela própria Renault com data estipulada para devolução, as modificações foram menores. No VW EOS por se tratar do primeiro carro-show de propriedade da empresa, as modificações puderam ser mais agressivas”, explica. Segundo Sidinei, a Volcano pretende levar este veículo aos principais eventos nacionais e internacionais da América Latina. Estão nos planos novos lançamentos de rodas compatíveis com o carro e continuidade nas modificações nele, visando sempre ter novidades para apresentar ao público”, finaliza.

Quem fez:

Suspensão: representante da Air Lift no Brasil, de Jundiaí (SP).

Montagem e instalação da suspensão, customização de porta- malas, troca dos couros das partes plásticas, envelopamentos gerais: East Side Kustom, de São Paulo.

Troca dos couros dos bancos e forros de portas: Kairon Race, de São Paulo.

Higienização detalhada e enceramento técnico: Eco Shaddai, de Nova Odessa.

Alinhamento e montagem das rodas: Pedrazzi Autocenter, de Nova Odessa.

VEJA TAMBÉM: GOL G4 RALLYE 2008 – CHORA BOY.